No século XIX e no início do século XX, a criatividade foi comumente relacionada à algumas pessoas de inteligência notável que revolucionaram seus campos de atuação, como o físico Albert Einstein e o músico compositor Wolfgang Mozart. Esses estudos, embasaram-se em três ideias principais: primeiro, que a criatividade pertencia a personalidades excepcionais; segundo, que uma pessoa criativa era uma ruptura com o espírito da época em que vivia; e terceiro, que aquele insight repentino estava envolvido no pensamento criativo.
Nesse contexto, o psicólogo Joy Guilford investigou o desenvolvimento da criatividade e observou que o QI (Quociente de Inteligência) e a criatividade não podem ser sobrepostos, ou seja, uma pessoa pode ser criativa sem apresentar uma inteligência excepcional.
Nas décadas seguintes, verificou-se que na combinação de propor, tentar resolver e reformular um problema se pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade de quem propõe o problema; ainda, que a Proposição de Problemas e a Resolução de Problemas podem ser veículos para se alcançar este objetivo, o de desenvolver a criatividade, por exemplo, dos estudantes em sala de aula.
A seguir, apresennta-se algumas categorias utilizadas para avaliar o desenvolvimento da criatividade dos estudantes durante a proposição e resolução de problemas.
Na sequência está um exemplo de como a criatividade pode ser desenvolvida por meio da reformulação de um problema inicial, que pode ser retirado de um livro didático pelo professor. No exemplo em questão, o problema foi reformulado de acordo com cada categoria separadamente, porém, também é possível elaborar um único problema que contemple todas as quatro categorias.
PROBLEMA ORIGINAL: João foi à feira e comprou 5 maçãs. No total, a compra custou R$4,50. Qual o preço pago por cada maçã?
FLUÊNCIA: Aumente a quantidade de subproblemas derivados da situação principal.
Problema Reformulado: João foi à feira e comprou 5 maçãs. No total, a compra custou R$4,50. (a) Se o quilograma da maçã custa R$2,00, quanto pesa cada fruta comprada por João? (b) Caso João decida vender suas maçãs para seu amigo de modo a obter 10% de lucro, qual deverá ser o preço unitário de venda das maçãs?
FLEXIBILIDADE: Insira um maior número de informações diferentes no problema.
Problema Reformulado: João foi à feira e comprou, em uma mesma prateleira, R$4,50 em maçãs, R$5,40 em laranjas e mais R$7,20 em limões. Se ele colocou em sua sacola 5 maçãs, 6 laranjas e 8 limões, e o preço de todos os itens dessa pratileira é igual e unitário, qual o preço pago por cada fruta?
ORIGINALIDADE: Torne o problema ou sua resolução original, ou seja, diferente dos que você já resolveu.
Problema Reformulado: Alice foi à feira internacional de artesanato e comprou 4 pulseiras de frutas no valor de U$D5,00. Quanto ela irá gastar em reais, ao todo, caso decida comprar mais 3 dessas pulseiras para sua amiga?
POTENCIALIDADE: Reformule o problema de modo que tenha uma quantidade de resoluções ou soluções corretas diferentes.
Problema Reformulado: João foi à feira no bairro onde mora e gastou R$15,00 comprando seus dois tipos favoritos de frutas. Quantas frutas ele comprou e quanto foi pago por cada uma se ele mora perto da sua casa e sabendo que as frutas favoritas dele são as mesmas que as suas?