Caro leitor,
Este website é o Produto Educacional vinculado à dissertação de Leonardo Cristiano Gieseler, intitulada Proposição e Resolução de Problemas na Educação Superior: contribuições para a aprendizagem de análise combinatória, orientada pela professora Dra. Janaína Poffo Possamai, pertencente ao Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática, na linha de pesquisa Formação e Práticas Docentes em Contextos de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau.
Em suas diferentes abas, o Produto Educacional apresenta uma visão geral a respeito da abordagem de ensino de Matemática através da Proposição de Problemas, incluindo possibilidades de pontos de partida para que o professor possa utilizar a fim de planejar uma atividade de proposição de problemas com seus estudantes, bem como sugestões para o desenvolvimento da Criatividade durante a criação de problemas ao longo das atividades.
Na aba Educação Básica, apresenta-se os resultados da adaptação da proposta para estudantes do Ensino Fundamental, realizada em uma escola pública da cidade de Blumenau, em Santa Catarina.
Já na seção Educação Superior, apresenta-se os jogos que foram desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de graduação, bacharelado, em Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Regional de Blumenau, bem como se traz a sequência didática utilizada durante as atividades.
A aba Scratch oferece um manual e um tutorial em vídeo de como iniciar a programação de jogos computacionais com a plataforma em questão. Esta seção tem o objetivo de familiarizar os professores e também os estudantes sobre as suas funcionalidades básicas disponíveis.
Visando a praticidade para buscar por problemas de Análise Combinatória para serem resolvidos, a seção Problemas compila uma lista completa com todos os problemas propostos pelos estudantes, bem como pelos problemas propostos pelo professor, durante as aulas desenvolvidas com os estudantes de graduação.
O website possui, ainda, uma guia nomeada de Fórum, para que os seus navegadores possam fazer suas próprias contribuições, além de permitir que os professores compartilhem atividades de proposição de problemas desenvolvidas nos mais diversos níveis de ensino.
Por último, o website apresenta breve informações Sobre os Autores, neste caso, a respeito do investigador e autor desta pesquisa, além de conceder um espaço para os Agradecimentos às instituições que auxiliaram financeiramente o pesquisador com o desenvolvimento da investigação e escrita desta dissertação.
Destaca-se que a proposta de Proposição de Problemas que consta neste Produto Educacional foi utilizada com estudantes dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, da Universidade Regional de Blumenau. Esse website é destinado a professores que desejam desenvolver atividades de proposição de problemas e resolução de problemas em suas aulas de Matemática, em diversos níveis de ensino, em particular associadas à Análise Combinatória.