A Proposição de Problemas é uma abordagem de ensino de Matemática em que o foco da aprendizagem está no ato dos estudantes elaborarem, formularem, reformularem, criarem ou proporem problemas para resolver em sala de aula.
No ensino que utiliza a Proposição de Problemas, pode-se estabelecer diferentes orientações para as atividades. No contexto das atividades de proposição de problemas pelos estudantes, entende-se que existem diversas possibilidades de pontos de partida que podem ser fornecidos pelo professor, de forma isolada ou combinada:
ABORDAGEM ADOTADA: se refere ao tipo de atividade a ser desenvolvida pelos estudantes.
Quanto à abordagem adotada, classificam-se entre atividades de reformulação ou criação, nas quais:
Tipo A: consiste em utilizar a estrutura de um problema dado/conhecido para propor um novo problema, ou seja, reformular um problema;
Tipo B: consiste em propor um problema sem utilizar a estrutura de um problema dado/conhecido.
ESTRUTURA DO PROBLEMA: constituída pelo enunciado, dados e resultado do problema.
Quanto à estrutura do problema, pode ser:
Definida: o professor define o enunciado, os dados ou o resultado;
Parcialmente definida: entre enunciado, os dados e o resultado, algumas informações são definidas pelo professor e outras não;
Indefinida: tanto o enunciado quanto os dados e o resultado são indefinidos.
CONTEÚDO MATEMÁTICO: consiste no tópico da Matemática presente no problema.
Em especial ao conteúdo matemático do problema, pode ser:
Determinado: o professor define um conteúdo de Matemática presente no problema;
Espontâneo: o conteúdo de Matemática não é definido pelo professor, e os estudantes propõem problemas que trazem tópicos da Matemática espontaneamente.
CONTEXTO DO PROBLEMA: diz respeito à situação representada pelo problema.
Em relação ao contexto do problema, pode ser:
Selecionado: o professor apresenta a situação em que o problema proposto pelo estudante deve estar presente;
Livre: o estudante escolhe qualquer situação para propor o problema.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Ainda, é possível adicionar informações como, por exemplo, o nível de dificuldade da resolução do problema proposto:
Fácil: o estudante considera o problema fácil para ele mesmo resolver, para o colega ou para outra pessoa resolver;
Difícil: o estudante considera o problema difícil para ele mesmo resolver, para o colega ou para outra pessoa resolver.
PROBLEMA:
1) Alice foi convidada para ir à uma festa de aniversário, mas está em dúvida em como se vestir. Ao conferir seu guarda-roupa, ela retirou 3 vestidos e 4 pares de sapatos. Quantas opções diferentes ela tem para se vestir e ir à festa de aniversário?
POSSIBILIDADES PARA A PROPOSIÇÃO DE NOVOS PROBLEMAS:
Na sequência, apresenta-se algumas que podem ser adotadas, podendo o professor adaptar este ou outros exemplos conforme o objetivo de desenvolvimento de aprendizagem que terá em sua aula:
a) Reformule o problema de modo que o resultado seja igual a 24 combinações diferentes (Abordagem Adotada: Tipo A; Estrutura do Problema: Parcialmente definida; Conteúdo Matemático: Determinado; Contexto do Problema: Selecionado);
b) Reformule o problema alterando a quantidade de itens e o contexto em que o problema está inserido de modo ao contexto ser diferente de roupas (Abordagem Adotada: Tipo A; Estrutura do Problema: Indefinida; Conteúdo Matemático: Determinado; Contexto do Problema: Livre);
c) Com o mesmo enunciado, crie um novo problema ao criar uma pergunta relacionada a um contexto adicional ou diferente do apresentado pelo problema inicial, por exemplo, informando o preço das peças de roupa, selecionando, assim, um contexto específico para estar presente no problema proposto (Abordagem Adotada: Tipo A; Estrutura do Problema: Parcialmente definida; Conteúdo Matemático: Espontâneo; Contexto do Problema: Selecionado).
Além da associação do problema a ser proposto em relação à resolução do problema da Figura, ou a outros contextos de aula que envolvam Análise Combinatória, é possível realizar as seguintes propostas:
a) Crie um problema fácil de combinação em um contexto relacionado a esportes (Abordagem Adotada: Tipo B; Estrutura do Problema: Indefinida; Conteúdo Matemático: Determinado; Contexto do Problema: Selecionado);
b) Crie um problema de Matemática que você considere difícil de resolver (Abordagem Adotada: Tipo B; Estrutura do Problema: Indefinida; Conteúdo Matemático: Espontâneo; Contexto do Problema: Livre).