A proposta didática foi desenvolvida com estudantes de graduação em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, a fim de proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolverem sua criatividade e suas habilidades em resolver e elaborar problemas.
Na sequência, segue um exemplo de problema elaborado e aprimorado pelos estudantes, bem como o jogo computacional por eles desenvolvido, que deu origem ao problema utilizado nas aulas da componente curricular de Fundamentos Matemáticos.
Considerando que a personagem use 3 peças de roupa ao mesmo tempo em cada troca, quantos conjuntos diferentes ela poderia usar se repetisse apenas uma de suas peças e nunca repetisse as três?
Considerando que a personagem use 3 peças de roupa ao mesmo tempo em cada troca, levando em conta que ao total são 6 peças diferentes, quantos conjuntos diferentes ela poderia usar se repetisse apenas uma de suas peças e nunca repetisse as três, sem levar em consideração as variações de modelo?
a) Qual o número de conjuntos diferentes que ela poderia usar em cada troca levando em consideração a variação de modelo de cada peça?
b) Se fosse repetido apenas uma de suas peças, qual o número de conjuntos que ela poderia usar?
c) Qual o número de conjuntos diferentes que ela poderia usar em cada troca, sem nunca repetir as três?
d) Levando em consideração apenas uma das personagens, quantos looks diferentes poderiam ser usados por ela contendo apenas uma das peças rosas?
Os problemas criados foram baseados no jogo abaixo, e foram desenvolvidos pelos estudantes por meio da plataforma Scratch.
Disponível em:
Para detalhes sobre como as atividades foram desenvolvidas durante as aulas acesse a aba Sequência Didática.
Aproveite e veja os demais Jogos que foram desenvolvidos pelos estudantes.