Após o desenvolvimento das atividades na Educação Superior, a atividade proposta foi adaptada para ser aplicada com estudantes da Educação Básica, a fim de permitir que os professores das escolas públicas possam utilizar a mesma proposta da pesquisa de mestrado e contribuir para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Na sequência, segue um exemplo de problema criado e aprimorado pelos estudantes, bem como o jogo computacional por eles desenvolvido, que deu origem ao problema utilizado nas aulas de Matemática.
Mina tem 15 cartas e ela jogou as cartas para atacar o inimigo 5 vezes. Quantas cartas Mina atacou a cada vez?
Mina tem 7 cartas de defesa e 18 cartas de ataque. Ela jogou 5 cartas de ataque seguidas de 2 cartas de defesa. Quantas cartas ela usou no total? E quantas ainda restam?
Depois de desenharem o cenário e também cada movimento dos personagens, os estudantes desenvolveram o jogo abaixo utilizando a plataforma Scratch.
Disponível em: